Estamos inaugurando este blog para divulgar nosso evento: Mutirão do Diabético de Itabuna, que vai ser realizado pela sexta vez, cada vez maior e com uma grande importância para nosso Estado da Bahia.
Mais detalhes no www.mutiraododiabetico.com.br
Este ano iniciamos uma parceria com a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, que estará presente no Mutirão, na nossa Feira de Diabetes com um Stand de cardiologia e seus cuidados ao paciente diabético. Esta parceria foi firmada com o Provedor Dr Reinan e seus diretores Dr. Lincoln, Sr. André e Dr. Eduardo Kowalski, em reunião no Hospital de Olhos Beira Rio. O Mutirão será realizado no dia 13 de Novembro de 2010.
O aumento do número de diabéticos e as graves conseqüências de suas complicações tardias, fizeram do diabetes a principal causa de cegueira e de amputação. O pé diabético é uma das mais importante e devastadora complicação do diabetes, formada pela neuropatia, insuficiência vascular periférica e trauma/infecção. Dos diabéticos que sofreram amputação, mais da metade terão a amputação do membro contralateral no período de 3 a 5 anos. Isso implica em altos custos de hospitalização, assim como em termos de afastamento do trabalho, curativos, efeitos sociais e emocionais e reabilitação. A detecção precoce do "pé em risco" pode ser feita facilmente pela inspeção e avaliação da sensibilidade através de testes simples e de baixo custo. O emprego dessas medidas e a educação de profissionais, pacientes e familiares podem reduzir em até 50% o risco de amputação. Em uma reunião histórica para o Mutirão do Diabético de Itabuna-BA, no dia 10 de Julho de 2010, no Hospital de Olhos Beira Rio), com a presença do Coordenador Geral do Mutirão do Diabético o oftalmologista Dr. Rafael Andrade, do Secretário Geral da SBACV (Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular SBACV e um dos coordenadores do Mutirão Dr. Marcelo Araújo e na presença da diretoria e do presidente Dr. Guilherme Pitta da SBACV, ficou decidido que a Entidade, que a maior sociedade de angiologia do Mundo, estará presente no nosso Mutirão em 2010. Com o importante apoio da SBACV, montaremos em nossa Feira de Saúde no Mutirão do Diabetes, um stand com atividades e ações educativas importantes na prevenção e combate ao Pé Diabético, além de representantes da SBACV estarem presentes no grupo multidisciplinar que estará examinando os pés de aproximadamente 2 mil pacientes diabéticos. Segundo Dr. Rafael está é uma conquista de extrema importância para nossa cidade, pois o nosso evento está sensibilizando uma entidade nacional de extrema importância no combate ao Diabetes, que começou com o exame do fundo do olho em 2004 e hoje com mais de 5 mil pacientes examinados, tem um caráter multidisciplinar, sendo um dos mais completos do Brasil. Segundo Dr. Marcelo Araújo a SBACV planeja transformar o Mutirão multidisciplinar em um modelo importante que pode ser desenvolvido em outras partes do Pais, este será nosso novo desafio.
Este ano iniciamos uma parceria com a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, que estará presente no Mutirão, na nossa Feira de Diabetes com um Stand de cardiologia e seus cuidados ao paciente diabético. Esta parceria foi firmada com o Provedor Dr Reinan e seus diretores Dr. Lincoln, Sr. André e Dr. Eduardo Kowalski, em reunião no Hospital de Olhos Beira Rio. O Mutirão será realizado no dia 13 de Novembro de 2010.
ResponderExcluirO aumento do número de diabéticos e as graves conseqüências de suas complicações tardias, fizeram do diabetes a principal causa de cegueira e de amputação. O pé diabético é uma das mais importante e devastadora complicação do diabetes, formada pela neuropatia, insuficiência vascular periférica e trauma/infecção. Dos diabéticos que sofreram amputação, mais da metade terão a amputação do membro contralateral no período de 3 a 5 anos. Isso implica em altos custos de hospitalização, assim como em termos de afastamento do trabalho, curativos, efeitos sociais e emocionais e reabilitação. A detecção precoce do "pé em risco" pode ser feita facilmente pela inspeção e avaliação da sensibilidade através de testes simples e de baixo custo. O emprego dessas medidas e a educação de profissionais, pacientes e familiares podem reduzir em até 50% o risco de amputação.
ResponderExcluirEm uma reunião histórica para o Mutirão do Diabético de Itabuna-BA, no dia 10 de Julho de 2010, no Hospital de Olhos Beira Rio), com a presença do Coordenador Geral do Mutirão do Diabético o oftalmologista Dr. Rafael Andrade, do Secretário Geral da SBACV (Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular SBACV e um dos coordenadores do Mutirão Dr. Marcelo Araújo e na presença da diretoria e do presidente Dr. Guilherme Pitta da SBACV, ficou decidido que a Entidade, que a maior sociedade de angiologia do Mundo, estará presente no nosso Mutirão em 2010. Com o importante apoio da SBACV, montaremos em nossa Feira de Saúde no Mutirão do Diabetes, um stand com atividades e ações educativas importantes na prevenção e combate ao Pé Diabético, além de representantes da SBACV estarem presentes no grupo multidisciplinar que estará examinando os pés de aproximadamente 2 mil pacientes diabéticos.
Segundo Dr. Rafael está é uma conquista de extrema importância para nossa cidade, pois o nosso evento está sensibilizando uma entidade nacional de extrema importância no combate ao Diabetes, que começou com o exame do fundo do olho em 2004 e hoje com mais de 5 mil pacientes examinados, tem um caráter multidisciplinar, sendo um dos mais completos do Brasil. Segundo Dr. Marcelo Araújo a SBACV planeja transformar o Mutirão multidisciplinar em um modelo importante que pode ser desenvolvido em outras partes do Pais, este será nosso novo desafio.